Sistema de Premiação por Produtividade liderado pelo Siticom valoriza desempenho e estabelece premiação conforme a função e metas superadas
O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Chapecó (Siticom) firmou acordo coletivo com a empresa AP Oeste Construtora e Incorporadora, que estabelece um sistema de Premiação por Produtividade (SPP) aos trabalhadores da construção civil em Chapecó e região. A iniciativa garante o pagamento de prêmios mensais que variam de R$ 250,00 a R$ 700,00, conforme a função e o cumprimento de metas superiores ao trabalho ordinariamente esperado.
Pelo acordo, os trabalhadores serão premiados quando ultrapassarem metas mensais consideradas padrão para suas funções. No caso de equipes que executarem mais de um pavimento completo (laje), ou realizarem concretagem acima de 150m³ no mês, cada trabalhador receberá, além do salário, o seguinte valor de prêmio:
Além disso, para a função de pedreiro, também foi instituído um sistema próprio de premiação por metro quadrado adicional de serviço realizado acima da meta de 300m² por mês, com valores que variam conforme a atividade executada:
Esses valores foram definidos de forma conjunta entre empresa, Siticom e trabalhadores, garantindo clareza, segurança jurídica e reconhecimento ao esforço dos profissionais que excedem as metas estabelecidas. O pagamento dos prêmios será feito até o quinto dia útil do mês subsequente, com registro em folha sob a rubrica “Prêmio-Produtividade”, sem incidência de encargos trabalhistas.
A implementação do prêmio por produtividade traz impactos positivos diretos à vida dos trabalhadores. Além de funcionar como um estímulo financeiro, o benefício reconhece o esforço diário da categoria e reforça a importância da valorização profissional.
Segundo o acordo, o prêmio não tem natureza salarial, ou seja, não incorpora férias, 13º salário ou FGTS, e será pago aos trabalhadores com vínculo ativo durante o mês de apuração. Os critérios de avaliação incluem frequência, atrasos, qualidade do serviço e postura profissional, sendo detalhadamente monitorados pela empresa e acompanhados pelo sindicato.
Para o assessor jurídico do Siticom, à frente do projeto de premiação, André Fossá, o prêmio representa um avanço significativo nas relações trabalhistas da categoria. “Esse tipo de instrumento contribui para reconhecer o mérito individual e coletivo, valorizando quem se dedica com responsabilidade e compromisso. Além disso, ajuda a construir uma cultura de produtividade justa e transparente, com respaldo legal e acompanhamento sindical.”
A presidente do Siticom, Izelda Oro, também destacou a relevância da conquista. “Este acordo é uma vitória para os trabalhadores, pois alia reconhecimento financeiro ao bom desempenho. Com isso, mostramos que é possível buscar melhores condições sem abrir mão de direitos. O Siticom está sempre ao lado do trabalhador, negociando com responsabilidade e foco em avanços concretos.”
O Sistema de Premiação por Produtividade/SPP foi implantado no setor da construção ainda em maio de 2024, através da Cláusula 8ª da Convenção Coletiva de Trabalho, firmada com o Sinduscon Oeste (Sindicato Patronal da Construção), com vigência até 30/4/2026. Já são mais de 160 trabalhadores beneficiados em 6 empresas.
Nas negociações coletivas deste ano, o SPP avançou para o setor de Cerâmicas, Marmorarias e Olarias, constando na nova Convenção Coletiva já firmada e vigente a partir de 1 de maio de 2026.
No setor do Moveleiro, Madeireiro e Estofos, a negociação ainda está em andamento e o Siticom espera poder firmar a Premiação por Produtividade para beneficiar os trabalhadores destes setores.
Com um universo de mais de 7 mil trabalhadores no setor e 525 associados atualmente, o Siticom reforça seu papel de articulação em favor da categoria, promovendo acordos que beneficiam diretamente os profissionais da base e fortalecem o vínculo entre empregadores e trabalhadores.
Foto: Encontro entre trabalhadores, empresa e Siticom para debater a implantação do Prêmio