Seg - Sex 08:30 - 11:30 / 13:30 - 16:30
·

Direção

O SITICOM de Chapecó, tem uma diretoria que aponta a direção das ações de acordo com a situação social e econômica, vivenciada pelos filiados, considerando o contexto nacional e internacional.

Força para agir: a direção está voltada para o despertar da consciência da categoria. Um conjunto de trabalhadores tem mais força para agir do que cada um por si, individualmente. 

O individualismo é um obstáculo que impede o avanço dos direitos e atrapalha o crescimento do coletivo, quando possui intenção de replicar falácias contra o sindicato e que isto quando atendido pelos colegas de trabalho, somente serve para agraciar o ego do individualista. 

Isolamento: O isolamento leva o indivíduo a formar ideias vagas e confusas perante posições difíceis. Vejamos, quando um empregado não sindicalizado e não contribuinte se encontra em uma situação que o seu empregador não cumpre com as obrigações trabalhista? Pela falta de conhecimento, pela falta de não ser próximo do sindicato, o empregado se fusta e só depois busca o apoio junto sua entidade de classe, contudo muitas vezes já é tarde demais.

 

Solidariedade: 

Sentimento que leva a prestar auxílio a alguém – o SITICOM presta auxílio a muitos trabalhadoras e trabalhadores que não são associados e não contribuem financeira com a Entidade; 

Responsabilidade recíproca entre elementos de um grupo social, profissional, institucional ou de uma comunidade – o SITICOM sempre manteve a responsabilidade perante a defesa dos direitos individuais e coletivos, através das Convenções Coletivas de Trabalho;

Adesão ou apoio a uma causa, a um movimento ou a um princípio – o SITICOM participa ativamente na defesa do SUS, da Previdência Social, da não violência contra as mulheres, do Conselho Municipal de Saúde e outras causas que contenham como princípio a proteção da vida; 

Sentimento de partilha do sofrimento alheio – o SITICOM sente os sofrimentos que a humanidade vive e ainda viverá, faz a parte que lhes cabe enquanto associação, contudo tem a certeza que o orgulho é o grande mal da humanidade.

SOLIDARIEDADE:  É SE DESPIR DO ORGULHO, DO INDIVIDUALISMO, PARA AMAR, AJUDAR SEM JULGAMENTO.